Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ontem os fumadores, hoje os vapers, amanhã… todos nós

 

Os cigarros fazem mal ao próprio e fazem mal aos outros. O vaping faz menos mal ao próprio e não faz mal aos outros.

 

Devem os cigarros electrónicos ficar sujeitos às mesmas regras dos cigarros normais?

 

Parece evidente que não. Se não faz mal aos outros, o Estado não tem que intervir. Nem tem o Estado que nos proteger de nós próprios.

 

“the only purpose for which power can be rightfully exercised over any member of a civilized community, against his will, is to prevent harm to others. His own good, either physical or moral, is not a sufficient warrant

John Stuart Mill, On liberty

 

Sempre houve, ao longo da história, pessoas que desenham um Homem Ideal e imaginam um mundo de exemplaridade, em que todos os indivíduos obedecem a esse Ideal. Foi assim que se proibiu o álcool, nesse episódio lamentável para a história da liberdade que foi a Lei Seca.

 

Estas pessoas - que dão pelo nome de Proibicionistas - estão de volta, desta vez com um novo Homem Ideal: o Homem Saudável.

 

O Homem Saudável não fuma. Nem exala vapor . O vapor não é perigoso para os outros, e é menos perigoso do que o fumo para o próprio, mas tem um enorme defeito: não é fumo mas parece que é fumo. Ora, o Homem Saudável não fuma nem faz nada que se pareça com fumar.

 

Se da sua boca não sai fumo nem vapor, não pense que está a salvo. É que o Homem Saudável também não bebe álcool, nem ingere açúcar em excesso, nem refrigerantes, nem fast-food, nem… faz qualquer outra coisa que o afaste do Ideal.

 

Exagero?

 

Em Janeiro de 2014, no Reino Unido, surgiu uma nova ONG, chamada “Action on Sugar”, que iniciou uma campanha com o mote:

 

“O açúcar é o novo tabaco”

 

incitando a que fossem aplicadas ao açúcar as mesmas medidas que foram aplicadas ao tabaco: mais impostos, avisos nas bebidas, etc.

 

Aproveite a sua Coca-cola enquanto pode.

 



Movimento Vaper

foto do autor


*Movimento de cidadãos sem ligações comerciais

movimentovaper@sapo.pt